Capitão Leão Zagury | Achei Macapá - O Portal do Meio do Mundo

Siga-nos:
Cadastre sua empresa gratuitamente no Achei Macapá
  • Qual o nome da empresa?
  • Qual o segmento?

Destaques

> > Capitão Leão Zagury

Capitão Leão Zagury

Um personagem ilustre que marcou a história.

24/02/2014 14:12

A história do Amapá está repleta de personagens ilustres que sem eles a nossa terra não seria a mesma. O Capitão Leão Zagury é um desses personagens. Ele nasceu em Rabat, no Marrocos, no ano de 1864, e chegou ao Amapá, no ano de 1879, com 15 anos de idade, trazendo mercadorias dos armazéns dos seus conterrâneos e negociando em Macapá, Bailique e Mazagão.

Dez anos depois de uma vida agitada, montou seu estabelecimento comercial, onde vendia tudo o que lhe oferecesse um lucro. Casou-se com a jovem Sarah Roffe, natural de Tânger, Marrocos, filha do abastado comerciante Abrahão Roffe e dessa união nasceram Esther, José, Eliezer, Issac, Syme, Meryan, Abrão, Moisés e Ana.

Naturalizou-se brasileiro em 13 de outubro de 1904. Recebeu a patente de Capitão da Guarda Nacional em 13 de agosto de 1905. D. Sarah, sua esposa, naturalizou-se brasileira em 5 outubro de 1945. O Capitão Leão Zagury teve uma atuação importante em Macapá, formando com os Coronéis Coriolano Jucá, José Serafim Gomes Coelho, José Antônio Siqueira, jornalista Mendonça Júnior o jornal Pinzônia e uma plêiade de ilustres militares.

Fundou a primeira farmácia com o 1º farmacêutico amapaense, seu filho José Zagury; colaborou com o padre Júlio Maria Lombaerd na fundação da escola infantil, do internato feminino e do teatro. O capitão Leão Zagury faleceu repentinamente no ano de 1930, deixando marcada a sua passagem na história do Amapá, como um homem de bem e um personagem ilustre.

Fonte: Livro Personagens Ilustres do Amapá Vol. II, de Coaracy Barbosa - edição 1998.

Comentários



Instagram